Como vender mais com 15 dicas definitivas para conversão de vendas

Vender mais é o desejo de todos que têm negócios em qualquer lugar do mundo. Afinal, as vendas são o motor de um empreendimento saudável. São elas que saldam os custos e permitem mais investimentos para que o negócio possa crescer ainda mais.

Micro e pequenos negócios no cenário brasileiro

Segundo o SEBRAE, existem mais de 17,5 milhões de pequenos negócios no Brasil. A maioria está no Rio, São Paulo e Minas Gerais, com 48,5% do total.

A participação dos pequenos negócios é vital na economia brasileira. Em 2015, ano onde a crise econômica se iniciava, as Micro e Pequenas Empresas respondiam por cerca de 27% do PIB brasileiro. E vender mais e com frequência para essas empresas é um ponto vital entre falir e prosperar.

Crescimento das ideias de negócio como plantas

Confira as 15 dicas sobre como vender mais

1. Ligue para seus potenciais clientes

Ligar para seus leads (que aqui chamarei de clientes potenciais) nos 5 segundos após eles deixarem o contato no seu site ou via outro meio, aumentam em 30% a chance deste em se tornar um cliente.

Um exemplo interessante sobre essa situação é quando recebemos uma mensagem via whatsapp ou email de um potencial cliente, perguntando se você pode falar naquele momento. Supostamente, se a pessoa está perguntando significa “ESTOU DISPONÍVEL AGORA E GOSTARIA DE FALAR SOBRE”. Tente atendê-la. Afinal, quando a oportunidade bate à porta, é legal atender.

2. TERÇA, QUARTA E QUINTA

Terças, Quartas e Quintas são os melhores dias para entrar em contato com seus potenciais clientes. As chances de vender mais são duas vezes maiores nesses 3 dias no meio da semana.

Esse é um dado norte-americano. Ainda sim, a prática brasileira não é muito diferente.

3. O Natal

O Natal é o momento mais propício para converter potenciais em clientes. Esse dado é especial para quem vende produtos. Aliás, essa dica é conhecidíssima no comércio. Se você está entrando agora no universo das vendas, anote!

4. Cadastro na Landing Page merece retorno ágil

Recebeu uma mensagem no site? Esforce-se para ligar ou entrar em contato nos primeiros 60 segundos. Pode ser difícil, mas… também pode ser uma oportunidade para vender mais.

Uma forma útil de agilizar esses retornos é implementando uma ferramenta de automação de emails, como Mailchimp, por exemplo. Respostas ágeis contribuem no fechamento de negócios.

Em relação às ligações, pensando na realidade dos pequenos e médios negócios, a dica é não deixar passar muito tempo após um potencial cliente manifestar interesse sobre seu produto/serviço.

5. Fevereiro para lançar campanhas de marketing?

Na visão dos norte-americanos, um dos melhores meses para lançar uma campanha de marketing é em FEVEREIRO. O mês é conhecido por ter as maiores chances de conversão de potenciais clientes.

Faço uma ressalva aqui: nos EUA, em fevereiro, há o Valentine’s Day, correspondente ao nosso Dia dos Namorados, mas sem o mesmo exclusivismo com os casais que temos aqui. É possível que isso deixe o mês mais atrativo lá. Já no Brasil, fevereiro é Carnaval, férias, um mês difícil para vendas, segundo lojistas comentam.

Ainda sim, pensando no lançamento de campanhas, vale testar no seu negócio. Afinal, hoje, com as pessoas online a maior parte do tempo, é possível que muitos lançamentos dêem certo, independente da data.

6. Terças-feiras são dias premiados

TERÇA-FEIRA é o melhor dia da semana para encorajar seus contatos interessados a se tornarem clientes. As chances de conversão são 30% maiores neste dia.

7. Fale pela manhã

A melhor hora do dia para entrar em contato com seus clientes potenciais é entre 8 e 12h. Ou seja, na parte da manhã. Quanto mais perto da hora do almoço, melhor o momento para um fechamento de negócio.

8. De noite, é ótimo para se aproximar online

Segundo o artigo da HubSpot, a melhor hora do dia para crescer sua lista de clientes potenciais é, surpreendentemente, entre 21h e meia-noite. Assim como o envio de artigos interessantes que apoiem a ação.

Penso que esse resultado é por conta do horário que as pessoas estão em casa. Um momento pós-trabalho, onde elas estão mais propensas a assistir aos conteúdos e deixarem seus contatos. Vale testar.

9. Conversão no Natal e em sua Véspera

A véspera de Natal e o Natal não são dias a serem ignorados quando se deseja começar uma campanha de marketing de uma nova marca. A conversão de vendas pode crescer 20% se esse planejamento for bem executado.

10. Descontos pós-Ano Novo

Não dê desconto na semana após o dia de Ano Novo. As taxas de conversão de vendas ainda são altas, com clientes potenciais procurando por novos negócios a serem feitos no início do ano.

Ainda tem mais 5 dicas sobre como vender mais. Continue!

11. Mais visual, menos escrito

Para ter mais contatos potenciais convertidos em clientes, é interessante pensar sempre em recursos visuais. Afinal, boas fotos e gráficos são lidos 60.000 vezes mais rapidamente que textos.

12.Histórias curiosas e fatos engraçados são lembradas

Conte uma história curiosa e engraçada aos seus potenciais clientes. Cerca de 63% dos contatos tendem a lembrar do seu bom humor. Isso tenderá a se converter em vendas, futuramente.

13. Aqueles 5 minutos finais são especiais

OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS de uma conversa são aqueles que serão lembrados pela potencial cliente no futuro. Logo, tente terminar a conversa de forma impactante e amistosa para conseguir mais um cliente para sua empresa. E claro, sem soar falso. Pois se não for genuíno, tchau, venda!

14. Resolvendo problemas

Cerca de 70% dos clientes potenciais serão convertidos se você usar uma abordagem pensada para a resolução dos problemas deles, na hora de fechar o negócio.

Sabe aquela consultoria prévia na qual você mostra seu potencial resolutivo? Então! Se você apresenta o que e como fará, a tendência de fechamento só aumenta. Aliás, é fundamental ter um portfólio pronto, um blog ou canal do youtube onde você possa desenvolver seu entendimento sobre o assunto.

15. Agora sim, CUPOM!

No caso das lojas online, quando você usa o email marketing para chegar num potencial cliente, 7 em cada 10 contatos serão convertidos quando receberem um CUPOM ou outro desconto oferecido pelo vendedor.

Fontes

Hubspot
https://blog.hubspot.com/sales/tips-to-get-sales-leads-to-convert-faster-infographic

Data SEBRAE
https://datasebrae.com.br/perfil-dos-pequenos-negocios