Plugin Correios WooCommerce: Problemas e Soluções

O cálculo do frete é uma das principais coisas que uma loja virtual precisa realizar com precisão. Isso pode ser feito por ferramentas diversas. Atualmente, uma das mais populares é o plugin Correios WooCommerce, feito por programadores comprometidos com o crescimento da plataforma no Brasil.

Entretanto, por maior que seja a boa vontade de quem a produziu gratuitamente, é preciso que o outro lado esteja plenamente disponível. E nem sempre é o que acontece. Entre 2018/2019, alguns clientes reclamaram sobre as inconstâncias do cálculo do frete que os fizeram perder significativas vendas.

Sempre na proposta do site, alerto que o plugin Correios WooCommerce pode ter alguma oscilação dentro da loja virtual. Afinal, se ele simula valores de frete com base no CEP informado e faz conexão direta com o sistema dos Correios, se o mesmo não estiver no ar, a falha pode acontecer, presumo.

Pensando nisso, para não dependermos de mais um sistema de terceiros no momento crucial da compra, fiz o que se fazia no passado. Cadastrei pré-simulações de frete para todo o Brasil.

E como suprir a falta do plugin Correios Woocommerce?

Para que a loja virtual não falhe com o comprador, tive de fazer algumas coisas bem mais trabalhosas.

Listei todos os lugares do Brasil, alguns divididos em interior, capital e litoral, como São Paulo, por exemplo. Entre no site dos Correios e simulei os valores do PAC, módulo de entrega mais em conta. Criei um valor denominado “taxa fixa” e nomeei esta modalidade como PAC Correios.

Ou seja, a taxa cobrada é referente ao CEP digitado. Mas ao invés da ferramenta ir ao sistema dos Correios para checar o valor e retornar a informação para o site, o valor de frete será dado imediatamente. Afinal, os dados já estão dentro do WooCommerce. Basta ele exibi-los.

Esta separação de todas regiões do Brasil, apesar de trabalhosa, auxiliará vendedores a fazerem promoções regionais. Módulos como “frete grátis” ou “retirar no local”, por exemplo, poderão ser delimitados facilmente, uma vez que as regiões já estão desmembradas.

Mas, e o plugin dos Correios?

O plugin dos Correios ainda está lá. Porém, quando funciona, simula apenas o valor do SEDEX, modalidade que escolhi deixar para exibir simulações de frete. Ainda sim, caso ele não funcione, isso não será um problema, uma vez que temos a nossa própria lista de preços do frete via PAC no sistema, como falei anteriormente.

Essa configuração para desmembrar os locais é feita no caminho: WooCommerce > Configurações > Entrega.