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Lista de transmissão no Whatsapp para Marketing Político

Lista de transmissão no Whatsapp para Marketing Político

Uma das ferramentas mais poderosas para mobilização política e comunicação institucional.

Matheus Graciano

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A lista de transmissão no Whatsapp é uma das ferramentas mais poderosas para mobilização no marketing político. Seja para marcar encontros presenciais, eventos digitais, divulgação ou distribuição do material de campanha. A seguir, vou contar como criar uma boa lista, as vantagens e desvantagens do uso do whatsapp, as novas comunidades e os cuidados necessários para não abusar do serviço.

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Porque usar o Whatsapp no marketing político

Os números falam por si: Whatsapp é o aplicativo mais usado no Brasil. Segundo dados do Data Reportal, a rede social com troca de mensagens instantâneas tem mais de 142 milhões de contas ativas no país.

Como comparativo, só o Youtube alcança um número similar, com também cerca de 142 milhões de contas, em 2023. Nas posições seguintes vem Instagram com 113,5 milhões, Facebook com 109,1 milhões, e o jovem TikTok, em pleno crescimento, está com 82,2 milhões de contas.

Na vida prática, é perceptível que o Whatsapp domina a comunicação digital em todos os âmbitos, seja no trabalho, estudo, lazer e vida particular, em praticamente todas as classes sociais e faixas etárias. Logo, qualquer estratégia integrada de marketing digital ou gestão de relacionamento, deve contar com o aplicativo.

Quais as diferenças entre lista de transmissão, grupos e comunidades?

  • Grupo: é uma reunião de pessoas com o microfone aberto, ou seja, todos os participantes podem ter a liberdade para falar o que quisessem naquele espaço virtual, com capacidade para até 1.024 pessoas. Cada grupo tem administradores que regulam a entrada e saída dos usuários, bem como a restrição de mensagens, uma opção que permite com que apenas administradores possam enviar mensagens. A principal desvantagem é que todos os participantes tem acesso aos números de telefone uns dos outros, o que pode ser ruim se a pessoa apenas quiser receber as mensagens e ter privacidade sobre isso.
  • Comunidade: é um recurso recente liberado pelo whatsapp. Para pessoas que são administradores de vários grupos de assuntos conectos, a ferramenta permite que a gestão seja feita em apenas um lugar. É possível enviar mensagens simultâneas para todos os grupos, além dos participantes terem acesso aos outros grupos dessa mesma comunidade, podendo pedir para participar, caso desejem. A comunidade suporte até 50 grupos, com um total máximo de 5.000 membros.
  • Lista de Transmissão: é uma ferramenta do Whatsapp Business, modalidade profissional do aplicativo, onde é possível enviar simultâneas para até 256 contatos, desde que as pessoas tenham seu número de telefone salvo na agenda delas. É uma forma de contato que notifica a pessoa sobre a mensagem e permite que ela retorne, numa conversa privada, quando quiser conversar sobre aquele assunto específico.

Vantagens e desvantagens no uso da lista de transmissão do Whatsapp Business

Quando escolhemos o Whatsapp ao invés do Telegram, por exemplo, não significa que o aplicativo verdinho tenha grande vantagem funcional sobre os outros. A verdade é que, na busca por audiência, precisamos trabalhar com as redes sociais mais usadas. Salvo se seu público for usuário fiel de outro app, como reafirmação de uma identidade ou ideologia. Isso como acontece, por exemplo, com alguns setores do espectro político brasileiro.

Se isso não se aplica, confira os pontos a seguir:

VANTAGENS

  • Grande número de usuários com uso diário;
  • Envio de mensagens para muitas pessoas ao mesmo tempo;
  • Sem limite de criação de listas de transmissão;
  • Algumas operadoras oferecem dados ilimitados para o uso do aplicativo em planos populares;
  • Funciona em diversos aparelhos, sem grandes limitações de processamento, o que não impede dispositivos mais antigos de rodar o aplicativo;
  • No whatsapp business é possível criar um ambiente de loja para expor suas ideias e produtos;
  • Possibilidade de mensagens automatizadas para primeiros contatos de públicos diferentes.

DESVANTAGENS

  • Lista de transmissão não funciona para quem não tem seu contato salvo na agenda do telefone;
  • Cada lista de transmissão permite o cadastro de apenas 256 pessoas;
  • A descrição dos contatos da lista absorve o nome do contato registrado na agenda do telefone, o que exige uma boa organização da agenda de contatos;
  • Dependência das políticas de uso do Whatsapp e da empresa Meta. O que significa que, caso haja algum entendimento de que você abusou do serviço, o seu número pode ter o serviço suspenso.

Estes são alguns dos prós e contras do uso do whatsapp. No entando, para quem não faz uso profissional da ferramenta, uma das dúvidas clássicas é esta a seguir.

Como fazer a gestão dos contatos na agenda

Um limitante do Whatsapp para quem não é uma grande empresa, AINDA é a dependência de um aparelho telefônico e um chip da operadora (mesmo que virtual) para ativar uma conta no Whatsapp. Digo isso pois, a agenda dos contatos da marca que você trabalha precisará estar disponível.

Uma solução fácil é usar a Google Contatos. Ela permite que se exporte e importe contatos de outros lugares de forma fluida. Assim, é possível, por exemplo, editar os contatos de um banco de dados numa planilha do excel e, posteriormente, importá-las para a agenda Google via arquivos CSV.

Google Contatos é uma ótima ferramenta para gerir os contatos da lista de transmissão.
Google Contatos é uma ótima ferramenta para gerir os contatos da lista de transmissão.

NOMEANDO CONTATOS

Para trabalhar com uma lista de transmissão do Whatsapp de forma organizada, é preciso escolher bem as nomenclaturas usadas no NOME DO CONTATO. Imagine, por exemplo, se você adiciona o mesmo contato em duas ou três listas diferentes por equívoco? O incômodo da pessoa seria grande, já o seu, maior ainda, porque teria de explicar a situação e pedir desculpas à pessoa pelo inconveniente.

Para evitar a desorganização, escolha critérios como: bairro, cidade, modo como captou o contato, atributos como apoiador, doador, superfã, correligionários, etc. Exemplo: “RIO TIJ(UCA) 001 EDU MARIA RITA“, “NIT(ERÓI) 001 SAU SUPERFÃ – MARCO BRITO“. Procure numerar critérios que justificarão a criação várias listas, como fiz nos bairros, por exemplo.

Outro ponto que sempre sugiro é a redução de alguns nomes, como Educação que vira “EDU”, Saúde que vira “SAU”, segurança poderia ser “SEG”, e por aí vai. Isso facilita a criação e gestão das listas no telefone.

O que não fazer na comunicação direta com as pessoas

Quando se trabalha com comunicação, especialmente marketing político e eleitoral, o tema o que não fazer pode ser mais útil que toda e qualquer dica positiva. Dito isso, vamos à lista proibida, a relação do que não fazer:

  • Não faça contato sem um contexto: a principal chave para que uma lista de transmissão no whatsapp funcione é que a pessoa tenha seu número na agenda. Logo, não faça contato sem saber como conduzir a conversa. Prepare uma abordagem positiva, que faça a pessoa se interessar pelo conteúdo e salvar o telefone.
  • Não mande mensagem fora dos horários comerciais: procure estabelecer conversas, dispararando mensagens em horários que possam ser mais convenientes. Envio de mensagens no domingo à noite ou nos dias úteis após às 21h, por exemplo, talvez não seja bem recebido. Nossa cultura gosta de preservar a sensação de privacidade em seus telefones, mesmo que isso exista cada vez menos na internet.
  • Evite mandar “Oi, tudo bem” sem um contexto a seguir: Cumprimente a pessoa e entre no assunto, posteriormente. Exemplo: Olá, boa tarde. Aqui é a equipe da Fulana de Tal. Tá sabendo da lei sobre o consumo de jujubas de madrugada?” A sua redação vai abrir um assunto na mente da pessoa e estimulá-la a falar sobre, caso ela queira.
  • Não seja mal-educado: pode parecer meio óbvia essa questão, mas é importante ressaltá-la sempre. Entenda como é a cultura do lugar e as palavras e expressões que são bem ou mal interpretadas. Isso vale muito para preparar equipes! Com a possibilidade de pessoas de diferentes lugares do Brasil trabalharem remotamente, prepará-las para essas adversidades na abordagem é um detalhe fundamental.
Equipe trabalhando em sala de CRM respondendo às mensagens da Lista de transmissão no Whatsapp
Uma equipe fictícia de gestão de relacionamento trabalhando em uma sala, enquanto respondem mensagens da lista de transmissão do whatsapp.

Dica de ouro que aprendi redigindo textos para listas de transmissão no whatsapp:

Fale como o candidato, político ou instituição.

Quando comunicamos para alguém que não nós, é preciso que usemos a linguagem dessa marca. Em equipes cada vez menores, nem sempre as redações são feitas por redatores, mas por pessoas que acumulam funções na gestão da comunicação. Entretanto, esse detalhe não pode passar batido. Estude as formas de falar, saudações, despedidas, tempos verbais que a pessoa usa, gírias, vocabulário, tudo.

ATENÇÃO AOS DADOS DA MENSAGEM

Não custa lembrar que cada mensagem enviada é uma oportunidade única. Muitas vezes, uma interpretação diferente da que você escreveu inicialmente é o suficiente para a pessoa te bloquear, parar de te responder ou mudar a opinião dela sobre a marca (ou político), odiando de vez.

Além disso, na mobilização das pessoas para eventos e encontros, presenciais ou digitais, é fundamental que as DATAS, HORÁRIOS e LINKS sejam verificados e revisados bem antes do disparo. Frustrar as pessoas com uma informação errada pode não ter pedido de desculpa que dê jeito.

Espero que este post tenha te ajudado. E se quiser conversar um pouco mais sobre meus serviços, clique e entre em contato. Até mais!

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