Como parar de receber email chato para não cair num golpe

Na era das mensagens instantâneas, há quem diga que o bom e velho email morreu. Bobagem! Muita gente usa esta ferramenta, especialmente para o trabalho. E por conta disso, saber como parar de receber email indesejado é um desejo tão forte.

Não, não é uma tarefa fácil. Se você estiver usando um email com seu domínio próprio, tipo “nome@seudominio.com.br” e não estiver com Gmail, imagino que as dores de cabeça com spams sejam frequentes.

Como parar de receber email chato no Gmail

Muitos os usuários acabam configurando estas contas de email em clientes de email clássicos. Sim, os bons e velhos Outlook, Thunderbird ou Cyberduck, por exemplo. Apesar de todos os esforços desses softwares/aplicativos, bloquear as mensagens indesejadas pode se tornar um drama.

Então, como parar de receber email chato?

A medida mais eficaz e gratuita que tomei foi transferir minha conta para o Gmail.

No vídeo a seguir, você verá como configurar o Gmail para receber emails de seu domínio pessoal. E com Gmail, você aprenderá como parar de receber email chato para sempre.

Infelizmente, essa não é a melhor medida para você que precisa de emails criptografados e ultrasecretos, é claro. Afinal, o Gmail lê todas as nossas mensagens, transformando tudo em metadados (informações mais relevantes) para te entender e entregar a melhor propaganda.

Mesmo com essa desvantagem, há o lado bom. Especialmente no uso do aplicativo para celular, que facilita muito nossas vidas no mobile.

Neste caso dos spams, a grande vantagem do Gmail é ter uma imensa listagem de emissores de emails indesejados. Por receber muitas mensagens todos os dias, de diversos usuários, o sensor da ferramenta faz uma segregação automática das mensagens.

Os endereços de email já pré-classificados na lista de exclusão do Gmail são mandados para a pasta spam, evitando que você se aborreça.

Interdace de Email do Thunderbird. Você também pode aprender a como parar de receber email indesejado nela

E nos outros tipos de email?

Se você estiver em uma daquelas ferramentas que citei no início, ou até mesmo se o Gmail, e ainda não obteve sucesso, vamos às medidas mais básicas.

A primeira delas é abrir os emails indesejados e clicar nos links de “desinscrição” exibidos no rodapé das mensagens. Em geral, o nome do link é “cancelar inscrição”, “me tire dessa lista”, “unsubscribe”, ou qualquer outro nome que se refere ao cancelamento da recepção destes emails.

E lembre-se: mesmo que você nunca tenha se inscrito neles, é preciso fazer isso. Mesmo sendo spams, é necessário se livrar de uma lista indesejável.

A segunda opção é a que mais utilizo para parar de receber emails indesejados. Logo que a mensagem chega, a classifico como spam. Isso me livra de um outro risco: o de clicar em links que podem conter vírus ou qualquer outra forma de Phishing, que é a técnica de emitir emails fraudulentos para roubar suas informações.

Aproveite essa informação para gerenciar melhor suas mensagens.