Comprar um domínio na internet é o primeiro passo para construir seu site. Além da página na web, você também precisa criar seu email. Aqui você aprenderá a configurar a recepção e disparo de um email com domínio próprio, usando-o integrado com o Gmail. Uma ótima e gratuita ferramenta na gestão dos emails.
Configurando um email com domínio próprio no Gmail
O primeiro passo é criar 2 emails. Um no Gmail, com o nome que você quiser (batatinha123@gmail.com, por exemplo). O outro na hospedagem ou gestor do seu domínio, tipo a GoDaddy.
Com ambas as contas de email funcionando, começamos a integração. Confira o vídeo ou siga o passo a passo.
[btx_video type=”external” video_url=”https://youtu.be/R69CWYe9y-A”]
1) Entrando nas configurações do Gmail
Selecione a roldana localizada na parte superior direita da tela do Gmail. Em seguida, clique em Configurações para iniciar a recepção de mensagens da sua conta de email com domínio próprio.
2) Configurando o recebimento do email com domínio próprio
Clique na aba CONTAS E IMPORTAÇÃO. Irá aparecer a opção Verificar o email de outras contas. Basta clicar em Adicionar uma conta de email e seguir os passos corretamente.
Uma dica importante: para boa parte das contas de email próprias, para serem configuradas no Gmail, seguem uma lógica simples: o usuário é o nome completo da conta. Por exemplo: nomeemail@dominioproprio.com.br.
Caso você tente por apenas o nome da conta (o que vem antes da arroba) como usuário, é possível que dê problema e você não consiga finalizar a configuração.
3) Configurando o disparo de emails via desktop ou celular
Agora que você já está apto a receber emails da conta escolhida, é hora de aprender a configurar o disparo.
Adicione o email correspondente, seguindo as mesmas regras usadas na hora das configurações feitas para o recebimento das mensagens.
Após esses passos, sua conta estará pronta para o uso. Aproveite!
Emails continuam tendo muitas funções
Sempre há alguém decretando a “morte” do email. Afinal, sabemos que é difícil competir com a comunicação fácil e rápida dos comunicadores instantâneos. Whatsapp, Telegram e similares estão aí!
Ao mesmo tempo, o correio eletrônico ganhou status de documento com valor legal. Ele sela relações à distância entre empresas, consumidores, órgãos públicos e instituições em geral.
Como empresas que são, as lojas virtuais também usam o correio eletrônico para formalizar seu relacionamento com o cliente final. E é comum ver gente que não usa email, mas precisou fazer ou usar aquela conta esquecida, apenas para fazer suas compras online.
Mas voltando às empresas que lidam com um tráfego relativamente grande de mensagens diárias: como organizar a caixa de emails de forma eficaz?
Organizando a Caixa de Entrada Gmail
Você já configurou seu email com domínio próprio. Agora chegou o momento de programarmos as funções básicas que organizarão sua caixa de entrada do Gmail. Mais conhecidos como FILTROS.
No vídeo, você verá como criar rótulos para as mensagens. São chamados de “marcadores” pelo Gmail e podem ser aplicados automaticamente a cada novo email que chegar.
[btx_video type=”external” video_url=”https://youtu.be/Iak55gn0kV8″]
Recebe muitos emails de uma mesma conta? Eles poluem a entrada do Gmail?
Então crie filtros que, além de aplicar os marcadores, também servirão para não permitir que as mensagens permaneçam na caixa de entrada inicial, indo diretamente para a categoria criada com o marcador.
É interessante também dividir a caixa de entrada entre mensagens lidas e não lidas. Isso poderá ajudar bastante na eficiência das suas respostas frente aos seus clientes e parceiros.
Espero que tenha ajudado!