A internet mudou muito rapidamente nos últimos 10 anos. Se a preocupação em 2008 era sobre como adequar um site aos diferentes navegadores, hoje a questão é reajustá-los aos celulares – ou mesmo projetá-los pensando neles.
Certamente, daqui a 10 anos, vamos questionar o porquê de ter um site não estar integrado com questões relacionadas à realidade aumentada, métodos de pagamentos ágeis ou, até mesmo, a mais básico das coisas: um carregamento rápido num futuro 5G.
Diante de todas as questões presentes e futuras, ainda há muito o que fazer. E não é tecnologicamente: é com as pessoas.
Não é incomum conversar com gestores que ainda não receberam essas informações. Muitos parecem estar na primeira década do século XXI. E as atitudes mais comuns são:
- Avaliar o site apenas no desktop (ou laptop), sem saber que a maioria de seu público acessará via celulares;
- Acreditar que seu site será visto com uma atenção especial – sem lembrar dos milhares de sites existentes, vídeos e redes sociais com os quais você concorre ferozmente;
- Pensar que os banners do grandes portais de notícias são uma boa referência, quando na verdade, estes estão apenas tentando sobreviver ante a concorrência dos anúncios no Google AdWords e Facebook Ads;
- Se guiam pelo “meus amigos” ou “minha família” falou detalhe ABCD;
- Querem um banner (tipo slider) na primeira página do site, mas este não tem botão e não tem função no projeto completo;
- Criam sites pensando neles como “cartão de visita” e não como “captador de negócios”;
- Entre outros diversos achismos comuns de gestores que ainda estão tomando um susto com essa nova era de informação.
Sabemos que é absolutamente comum ter esse choque de gerações nas companhias e no fornecimento de novos serviços. Entretanto, o que não pode ser comum é a PERDA DE DINHEIRO por decisões equivocadas. Para isso temos um remédio gratuito e perfeito chamado: Google Analytics.
Google Analytics responde às dúvidas através de dados
Gratuito e de fácil uso, esse analisador de dados em nossos sites é libertador!
A partir da leitura de informações disponibilizadas, conseguimos saber de onde vêm as visitas, os acessos mais frequentes, o motivo dos usuários não encontrarem o que acham nos sites, o histórico de uso de acordo com os dispositivos, navegadores, cidades… enfim! Tudo o que é essencial para novas estratégias coerentes na internet.
É claro que, para tais dados serem coletados, é necessário que o site já o esteja usando há algum tempo. Só assim, teremos um histórico de uso que nos permitirá chegar a novas conclusões.
Mas se seu site, produto ou negócio ainda não está no ar, você ainda pode usar o Google Trends para fazer sua pesquisa online (desk research). Mas esse assunto é para um próximo post. 😉
Enfim, não perca tempo: instale o Google Analytics em seu site e comece a analisar seus dados para aumentar a performance o seu negócio.