Como criar uma loja virtual: aprenda a fazer o planejamento básico do seu negócio

Como criar uma loja virtual: aprenda a fazer o planejamento básico do seu negócio

Matheus Graciano

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Este mini-guia foi feito para você que deseja planejar e criar uma loja virtual. Antes de pensar na ferramenta ideal para o seu negócio online, é fundamental definir um plano. Espero que esse guia seja útil para que seu negócio voe e torne-se realidade o quanto antes!

Nome da loja: defina como ela se chamará

Definir o nome de um negócio pode ser a tarefa mais fácil ou a mais difícil, dependendo do seu perfil. Mas escolher um nome que se alinhe com o posicionamento da sua loja virtual pode ser uma árdua tarefa.

Minhas 3 dicas dicas básicas são:

1. Busque lojas similares à sua para ver a ocorrência dos nomes usados pelas concorrentes;

2. Liste os nomes que você já pensou, excluindo, claro, os nomes que você já viu na pesquisa;

3. Veja se o nome escolhido já foi registrado num domínio.com ou dominio.com.br.

BÔNUS: Caso o domínio escolhido já tenha sido registrado, mas não está com um site no ar, faça uma consulta no Whois.com. Nele, você poderá encontrar as informações disponíveis sobre quem registrou o domínio desejado anteriormente. Pegue o email e/ou telefone de contato e tente negociar. Vai que dá certo?

Como Criar uma Loja Virtual

Slogan: Resuma em uma linha sobre o que é a sua loja

Já percebeu que em muitos sites o slogan vem antes do nome no Google? Essa pode ser uma boa estratégia na otimização de sites para as buscas. Afinal, se o cliente nunca tiver ouvido falar sobre sua loja, mas deseja um serviço específico, quando ele for ao buscador, talvez ache a sua loja pela descrição exibida no slogan.

Por esse motivo, o tipo de slogan mais recomendado é aquele dito explicativo. Lembre-se sempre que seu produto AINDA não é uma Nike, Heineken ou Samsung. Ou seja, isso quer dizer que slogans conceituais como “Think Different” (Pense Diferente) usado pela Apple, por exemplo, não dizem absolutamente nada quando não se tem a quantidade de dinheiro para veicular propagandas conceituais como essas marcas citadas já fizeram.

Sua empresa precisa dizer ao que veio, de forma pragmática. Se você tiver criado a marca “Pijaminha”, por exemplo, busque um slogan como “Pijamas Infantis para Bebês, Meninas e Meninos Estilosos”, por exemplo. Mesmo usando adjetivos da moda, como “estilosos”, neste caso, dissemos ao que viemos de cara.

Como Criar uma loja Virtual e subverter a concorrência
Observe bem a concorrência se seu nicho já existir no mercado. Analisar a concorrência faz bem. 🙂

Categorias/tipos de Produtos: especifique

Defina todas as categorias nas quais seus produtos possam se encaixar.

No caso do exemplo anterior, da loja “Pijaminhas”, temos divisões por cores (amarelo, azul, rosa); pelo tipo de cliente, como “crianças 0-3 anos”, “meninos 3-6” ou “meninas até 9 anos”; e até mesmo pelo estilo das estampas, como “minimalistas”, “retrôs” e “coloridos”.

Os nomes das categorias são fundamentais para que os produtos sejam bem identificados dentro do site. Pode parecer óbvio dizer isso. Entretanto, dependendo da estrutura de pessoal de cada loja, as diversas atividades que exercemos tiram nosso foco. GUIAR O CLIENTE precisa ser nosso foco número um.

Pesquise nos sites concorrentes

Se o seu nicho não for algo nunca antes visto no Brasil, atenção: pesquise! Veja o caminho dos seus concorrentes de maior sucesso.

É altamente recomendável utilizar as descrições de categorias de produtos mais usuais no mercado. Não tente reinventar a roda que está fazendo o avião dos concorrentes ganhar velocidade para decolar.

Olhe as referências do mercado (benchmarks) sempre!

Mas se seu produto for algo completamente inovador, aí é um outro caso. Boa sorte!

Como Criar uma loja Virtual no Mobile

Exibindo os produtos na loja virtual

É interessante ter uma definição do número de imagens/vídeos usados para cada produto. Por exemplo: serão 4, 5 ou 6 fotos? Além das imagens, a exibição do produto na loja exige um nome para o produto, bem como sua descrição ou detalhes do mesmo.

E por último, o sinalizador do valor financeiro: o preço.

Ter esses detalhes dos produtos já pré-definidos na catalogação dos produtos é fundamental. Não só para loja virtual, mas para a gestão do seu próprio portfólio ou estoque.

Na hora de criar uma loja virtual
Na hora de criar uma loja virtual, lembre-se que os produtos são as estrelas do seu negócio. Eles precisam ter bons títulos e boa descrição para serem bem compreendidos.

Outras páginas importantes para criar uma loja virtual

Sobre: a página que explica a história e motivo do negócio existir é fundamental. Junto com a HOME e CONTATO, a página faz parte da tríade básica para identificação da sua marca na internet.

Crie um conteúdo que explique a origem e o propósito da marca. Aliás, isso também auxilia no processo de otimização do site.

Contato: Como será possível entrar em contato com o gerente da loja? Será via contatos de email ou formulários? Haverá número de telefone disponível para falar ou mandar uma mensagem via Whatsapp?

Para criar uma loja virtual que desperte segurança no comprador, é fundamental manter todas as formas de contato as mais legíveis possíveis.

E agora? Mãos à obra? Boa sorte no planejamento!

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