A natureza é uma grande paleta de cores que combinam entre si. As inspirações estão nos mais diversos seres vivos. Dos pássaros e suas belas penas e plumas, passando por nossas peles humanas até as colorações dos peixes. Há referências em todo lugar.
Confira os projetos criados na Caffifa.
Para quem está começando um projeto, pessoal ou profissional, é fundamental buscar referências antes de começar. Seja uma paleta de cores para instagram ou para o dess code, é princípio básico construir um referencial anterior antes de partir para a construção da cartela de cor.
A seguir, uma lista com boas ferramentas para te auxiliar na criação da sua paleta de cor perfeita.
Quais ferramentas usar para chegar à uma paleta de cores que combinam entre si?
1. Adobe Color
Conheço o Adobe Color há mais de uma década. Essa ferramenta já teve outros nomes antes de chegar à versão atual. Ainda sim, sua essência não mudou. Pessoalmente, penso que é uma das melhores para criar a melhor paleta para um projeto.
Uma das coisas relevantes que adicionaram à última versão é a possibilidade de criar cartelas de cores voltadas às pessoas com diferentes graus de visão. A acessibilidade é algo que precisa ser uma pauta cada vez mais frequente na vida de quem desenvolve interfaces, sejam elas quais forem. Ambientes acessíveis, virtuais ou reais, precisam ser uma regra num mundo tão diverso quanto o nosso.
2.Coolors
O Coolors é um site, aplicativo, que permite desenvolver paletas de cores a partir de fotografias também. Esse recurso é interessante, especialmente para aquelas vezes onde gostamos tanto do clima de uma foto que queremos traduzi-la em poucas cores. Ter pontos de partida ajudam bastante quem precisa de tempo.
A interface é bonita e bastante intuitiva, além da ferramenta ser gratuita.
3. Hailpixel
A HailPixel não é das ferramentas mais práticas, mas é divertida. Se você quiser brincar de experimentar paletas de cores de acordo com seu gosto pessoal, pode ser uma boa.
Uma das características que essa e as outras têm em comum é sempre fornecer o número hexadecimal da cor em questão. Seja você dono de um projeto pessoal ou profissional, isso é sempre útil.
4. Palettable
O Palettable é interessante para quem ainda está num momento de experimentação. Serve bem a você que tem tempo para testar uma paleta de cores que combinam pouco entre si, mas que podem ter um futuro.
O funcionamento é muito similar às ferramentas que apresentei acima. Ainda sim, se você não tiver tempo a perder, vá direto às duas primeiras opções. Elas são mais interessantes, com toda certeza.
“O meu desejo é ter uma paleta de cores pessoal”
Vivemos num mundo muito plural. Entretanto, sejamos realistas: somos mais de 8 bilhões de pessoas no planeta. Exclusividade é algo que, cada vez mais, se perde em meio a tantas “customizações padronizadas”.
Se a sua vontade é criar uma paleta de cores pessoal, entenda que boa parte das cartelas de cor criadas pelos seres humanos são inspirações observadas no meio ambiente, como citei lá nos primeiros parágrafos.
Portanto, um caminho interessante para começar a desenvolver a paleta que mais tem a ver com você é checar sua lista de preferências e afinidades. Você é da praia, do mato, do mar, da floresta, urbana? Avalie, inclusive, como seu produto, serviço ou você são vistos pelos outros.
Qual cor te representa?
Paleta de cores traduzidas em fotografias
O resultado final de todos esses estudos de cores precisam desembocar em uma conclusão. Decidi representar as paletas de cores que combinam entre si em ambientes reais. Por isso a escolha das fotografias para essa tradução de matizes.
Aliás, se você chegou até aqui, já percebeu que meu intuito é apresentar caminhos. As escolhas e as definições da sua paleta de cores, pessoal ou profissional, vai de acordo com seu projeto. Conceitue o que você deseja antes de partir para a escolha das cores.
1.Monocromias
As monocromias são fáceis de identificar e trabalhar. São imagens que apresentam um matiz específico de cor, variando pouco. Porém, é muito fácil ficar entediado com imagens e ambientes assim.
Para quem cria um projeto baseado em monocromia é uma segurança. Mas para quem interage, nem sempre é tão animador assim.
2. Cor base para composição
Na foto em questão, a mulher está vestida com um colete da cor azul, bem como os móveis que fazem parte do mobiliário que a rodeiam. É perceptível que a composição usou a cor base como um apoio.
Definir uma cor-chave para criar um ambiente, uma fotografia ou seja lá o que for o seu projeto é uma ótima saída para ter liberdade na composição. Lembra daquela ferramenta que apresentei anteriormente, o Adobe Color? Pois então, para trabalhar nela é bom ter um pigmento base, como nessa composição fotográfica.
3. Paleta de cores que combinam com suas complementares
Essa fotografia trabalha no “modo segurança”. Ou seja, as poucas cores que se apresentam tem seus porquês de estarem ali.
A roupa do homem é vermelha. A cor parda do pacote é avermelhada, conversando com a roupa. Entretanto, suas luvas são azuis. Mesmo não sendo uma cor complementar ao vermelho, o azul funciona como uma cor opositora, contrastando bem na imagem.
Ter cores que constrastam com a cor base em uma composição é um recurso muito usado. E pode ser uma saída para você que ainda está definindo como combinar as cores em sua nova paleta.
Vou parar por aqui. Espero que sirva de inspiração para seus novos projetos.