Site simples: bonito, confiável, criativo e muito trabalhoso

O que é um site simples? As definições são diversas e variam de acordo com a pessoa. Já os pedidos por ele são constantes. Todos querem um site básico, belo e barato. Mas nem sempre esses “bs” são possíveis na mesma frase.

Minha definição pessoal de website simples se resume a 3 coisas: página inicial explicando brevemente sobre o que é o site, foto do produto ou vídeo; um sobre mais aprofundado a respeito do que ele aborda, incluindo foto e mini-bio do autor; e o mais importante: um contato, seja telefone, whatsapp, email, o que for. Simples, não?

Um site simples, bonito, confiável e criativo é o desejo de todo empresário. Especialmente os que já tem na internet seu principal canal de vendas e comunicação. Mas o termo “simplicidade” não descarta o trabalho necessário para dar ao mesmo as características citadas.

Aliás, para fazer algo simples, muitas vezes trabalha-se mais do que se imagina.

Um site simples tem diferentes camadas de conteúdo
Um site simples tem diferentes camadas de conteúdo.

Site Simples vs. Site Complexo

Um site complexo em 2009 era completamente diferente de hoje em dia. Fazer um website responsivo naquela época era motivo de muitas horas a mais. Atualmente, as condições para exibir o site em diferentes resoluções já são quase automatizadas.

As ferramentas evoluíram. E muitas são acessíveis gratuitamente na rede. Os templates de sites inundaram a internet. Por um lado, criaram a expectativa de que é fácil criar um website potente sem muito trabalho.

Por outro lado, isso tira o foco do empreendedor na estruturação de seu conteúdo. E esse ponto, invariavelmente, é complexo. Planejar um conteúdo que seja eficaz no trabalho de SEO, que torne-se mais relevante que seus pares pelo conteúdo, traz a complexidade novamente à tona, mesmo com a simplificação do ferramental.

Como Criar uma loja Virtual no Mobile

Simplicidade é feita de conteúdo inteligível e carregamento eficiente

De 2009 a 2019, a quantidade de conteúdo na internet se multiplicou rapidamente. E muito provavelmente, você encontrará conteúdos (negócios e projetos) similares ao seu.

Nesses casos, é interessante fazermos o paralelo com as corridas de carros. Quando o talento dos pilotos é similar, vale o carro que os conduz. Ou seja, novamente, a estrutura entra no jogo. Hospedagem, CMS, tamanho das imagens, fonte dos vídeos, renderização da tipografia, código limpo, otimização (SEO), e por aí vai.

Por esses vários motivos, da próxima vez que você pensar em um site simples, lembre-se que é bem possível que ele seja básico apenas no papel. Logo… mãos à obra!

Comentário

Fique à vontade para fazer perguntas ou sugestões.

Por favor, escreva seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.