Pequenos negócios lucrativos e a acirrada competição na internet

No ano da graça de 2019, podemos considerar que o Brasil ainda luta para sair da crise que perdura desde 2015. E dentre os diversos nichos de negócio, é perceptível que muitos dos pequenos negócios lucrativos aqui são aqueles cuja missão de agradar ao paladar.

Em 2019, empresas como iFood, Rappi, Uber Eats, dentre outros serviços similares, já não são mais novidades. Os aplicativos de entrega de comida tornaram-se uma versão dinâmica daquela antiga revistinha de bairro. Os catálogos impressos tinham de “delivery de pizza” a “botijões de gás”. Mas se antes era preciso ligar para o telefone que estava na revistinha, agora a geolocalização é dada em tempo real, com os preços, tempo de chegada e nome do entregador.

Uber Eats, Rappi e iFood viabilizando pequenos negócios lucrativos
Uber Eats, Rappi e iFood viabilizando pequenos negócios lucrativos

Pequenos negócios lucrativos, mas com alta concorrência

Os pequenos negócios relacionados a alimentação são de relativa fácil implementação. Afinal, com excessão da matéria-prima, temos a estrutura básica em nossas casas: a cozinha.

De forma alguma estou dizendo que é possível ficar rico cozinhando em casa e entregando pelo iFood. Veja, não é isso. Mas é verdade que, com uma educação alimentar significativa, habilidades para cozinhar e oferta de empresas de logística para entrega (os apps, no caso), a chance de que o negócio renda é alta.

Pequenos negócios lucrativos são definidos pela diferenciação e excelência no sabor e execução.
Pequenos negócios lucrativos são definidos pela diferenciação e excelência no sabor e execução.

Entretanto, da mesma forma que você pode ter pensado nesse nicho, muitas outras pessoas pensaram também. E se antes só conseguíamos ver a concorrência da nossa vizinha de porta, hoje temos a noção exata das ofertas no raio de dois quilômetros. O mapeamento completo na tela do celular.

E num ambiente cada vez mais saturado, o que fazer para chegar à diferenciação máxima e se diferenciar de todos?

Cecília Victório – dos bolos caseiros a franquia de doces
Cecília Victório – dos bolos caseiros a franquia de doces “Bolos da Cecília”.

Dicas básicas para qualquer negócio

  • Escolha um nome interessante. Tente criar um nome que exponha as características mais interessantes do seu produto. Exiba seus diferenciais. Aguce o desejo dos seus clientes;
  • Selecione as plataformas de entrega tendo em vista as taxas cobradas pelo serviço. Compare a eficiência na entrega. E o principal: certifique-se de que sua região tem uma boa cobertura de entregadores. Afinal, ninguém quer que seu cliente não fique na na mão. Ainda mais nos momentos de maior apetite;
  • Entendo que os produtos principais dos pequenos negócios são os mais buscados na região de venda. Ainda sim, tente criar produtos que tenham a ver com a sua linha de produção, para servirem como uma linha auxiliar. Se tiver qualidade superior e não tiver muita oferta na região, é possível que você esteja criando um campeão de vendas.

E por aqui me despeço. Boas vendas!